Cidade do Espírito Santo mais bem posicionada em educação na edição 2023 do Ranking

28 de junho de 2024 às 13h49.

Um ambiente educacional potente, onde a educação se conecta com a tecnologia e as unidades de ensino despertam a curiosidade, o entusiasmo e o protagonismo das crianças e dos estudantes. Assim é Águia Branca, a cidade do Espírito Santo mais bem posicionada em educação na edição 2023 do Ranking.

O levantamento mais atual, divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC), é um recorte do programa federal "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", que traz resultados do ano passado e metas até 2030, quando todos os Estados deverão alfabetizar pelo menos 80% dos alunos até o 2º ano do ensino fundamental.

As metas vão avançando progressivamente para que, no final do prazo, todos estejam com o mínimo estabelecido pelo MEC. Para tanto, as cidades também precisam contribuir, melhorando seus indicadores. Aquelas que em 2023 já alcançaram os 80% têm o compromisso de se manter acima desse índice. Dos 78 municípios no Espírito Santo, 19 apresentam-se nessa condição. Águia Branca e Mantenópolis tiveram os melhores resultados, ambos com mais de 90% das crianças alfabetizadas.

"Essa conquista é o resultado de um esforço coletivo, fruto de um compromisso permanente com a qualidade da educação em nossa cidade. Desde 2023, temos investido em infraestrutura, formação de professores, tecnologia educacional e, acima de tudo, no desenvolvimento integral de nossos estudantes. Hoje, somos um exemplo para todo o país de como a educação pode transformar vidas e comunidades. Nossos alunos têm acesso a uma educação de alta qualidade, que os prepara não apenas para os desafios do presente, mas também para um futuro promissor", disse a Secretária de Educação, Aparecida Quiuqui.